TRE-RJ inaugura Espaço de Memória Eleitoral

Via: PARLATÓRIO

 O TRE-RJ inaugurou, nesta segunda-feira (30), o "Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos", localizado no segundo andar da sede do TRibunal. O memorial possui um acervo de documentos históricos e modelos de urna eletrônica que ficarão em exposição permanente. "Um país sem memória é um país sem futuro. Ao preservar a sua memória, o TRE está traçando caminhos para que possa ter uma prestação de serviços ainda melhor", discursou o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira.

A abertura da solenidade teve apresentação musical do Duo Madri, dupla de violonistas clássicas. Em seguida, o desembargador Carlos Santos de Oliveira descerrou a placa ao lado do desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, ex-presidente do Tribunal e filho do falecido desembargador José Joaquim da Fonseca Passos. Ex-corregedor regional eleitoral em 1974, quando houve a fusão dos estados e também dos tribunais eleitorais da Guanabara e do Rio de Janeiro, José Joaquim da Fonseca Passos que também foi eleito para Presidência do TRE-RJ, ocasião em que comandou o recadastramento dos eleitores do estado, em 1986.

"Houve uma eleição e os próprios servidores batizaram o espaço de memória", revelou o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira. "Tenho muita honra de receber Vossa Excelência para essa homenagem", agradeceu o desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos. "Meu pai era muito ligado à Justiça Eleitoral e se aposentou como presidente desta Corte", recordou. "Me lembro que, em 1989, eu estava apurando na 7ª ZE e, ao fazer uma visita ao juiz titular, ele mencionou que aceitaria voltar para a justiça eleitoral até como escrutinador", confidenciou o desembargador.

"Os documentos  narram um pouco da história política local e nacional", explicou a desembargadora eleitoral Cristiane Frota, diretora da  Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), unidade responsável pelo projeto de criação do espaço. Para a diretora da EJE-RJ,  dar publicidade aos documentos históricos atende a um duplo compromisso com a cidadania. "Assim, comunicamos à sociedade a existência e disponibilidade do acervo para consulta e pesquisa. Também oferecemos a possibilidade de autoconhecimento institucional a magistrados e servidores, sobre o nosso papel na garantia da legitimidade das eleições", disse.

Também participaram da cerimônia de inauguração o vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RJ, desembargador  Cláudio Brandão de Oliveira; os desembargador eleitorais Luiz Antonio Soares e Ricardo Alberto Pereira; a ex-presidente do TRE-RJ,  desembargadora Jacqueline Lima Montenegro; o ex-diretor da EJE-RJ, desembargador Fernando Cerqueira Chagas; a ex-desembargadora eleitoral Cristina Feijó e os desembargadores estaduais Helton Leme e Antonio Carlos Torres.